Apenas Desabafo

Este é apenas um desabafo. Sem romantismo nem poesia, só desabafo.
Eu passei 3 anos trabalhando numa repatição pública com animais silvestres. Muitos dos dias em que passei lá, eu discuti com um grande amigo meu. Não era briga de babaquice, eram minhas verdades, que ele discordava.  Que podiam estar erradas, mas eu acreditava nelas. Nada muito filosófico, nem polêmico. Eu era pessimísta, ele era otimísta. Geralmente eu discutia sobre a realidade feia do lugar lá. Das pessoas ruins, dos descasos, da falta de dinheiro, da falta de limpeza e organização, da falta de respeito, etc.
Hoje passei na frente desse lugar. Lembro dos momentos muito bons, de realização e de orgulho, quando conseguíamos avançar um pouco para melhorar o lugar, quando os animais ganhavam uma melhoria no lugar.
Aquele lugar me afetava e me afeta ainda. Sinto muita saudade. Gostava de ver que fazia algo por aqueles bichos.

Cara, eu trabalhava 15 dias e folgava dois, durante um ano e meio! Foi a época mais cansada da minha vida! HAHAHA. Eu me cortava, lascava as costas, levava mordida [consequentemente um monte de vacinas], malhava os braços, as pernas, os dedos, a vida, chegava cedo e não tinha hora para sair. Saia com dor na alma. Chegava em casa para ouvir namorado, família e tudo o que falasse, me dizer que eu era escrava, que eu deveria sair, que não valia a pena. Mas eu ficava. Reclamava. Muito. Mas ficava e dava o máximo de mim. Amava os bichos, metade das pessoas, e sair sentindo que tinha feito alguma pequena diferença pra eles.

A última discussão que tive com meu amigo foi uma bem tensa. Eu chorei, claro, e falei alto. Disse que não acreditava naquilo que a gente estava fazendo. A gente se lascava tanto, tanto, tanto e pra quê?

 "Essa droga de lugar nem nos vê! A gente melhora  esse "corredor" que eles inventaram de enfiar um acervo maior que o do zoológico, para ver se fica habitável para esses bichos e os caras vem ferrar com a gente. Ameaçar. A gente passou esse tempo todo fazendo plantão, saindo tarde, deixando de ter vida social, deixando de ser gente pra ser tratador/estagiário, ganhando uma miséria e sendo a piada desse lugar , pra quê? Para quando a gente sair voltar tudo como era antes. Um inferno. Uma poçilga. Um depósito. Tu vai ver só!"

 E ele me olhava com aquele ar de que realmente acreditava que aquilo era apenas raiva minha, que passava. E realmente passava a raiva e eu voltava no outro dia. Eu posso dizer que nessa época eu gostava de me lascar.

Não sei o que rola por lá. Saí em novembro. Não porque quis. Sei que temo, porque hoje em dia esses bichos tem estampado "EXPERIMENTO" na testa, para muuuita gente. Gente que não é muito legal. Gente que, tenho certeza, se preocupa  mais com o status do que com o bicho. Gente que não pensa no indivíduo e sim na droga da hipocrisia que eles chamam de "conservação". Conservação não existe no Brasil. Pra mim, comunidade não existe sem indivíduos. Fato.

Cansei disso. Pode parecer omissão, e eu sinto muito por isso, mas quando a coisa está tão enraizada assim, uma pessoa só não faz muita coisa se não sair e olhar a coisa toda de cima!

Eu sinto muito mesmo, porque podia ter sido uma vida linda com um propósito digno, mas a coisa como anda, seria apenas..........vazio.

Comentários

brunasilveira disse…
entendo a sua frustração. mas também penso, que em todo lugar que formos encontraremos esse tipo de pessoa. é bom ter isso em mente pra não viver se decepcionando. mas tb é bom ter em mente que nós não somos assim, e que é possível sim fazer alguma diferença. dificilmente no âmbito geral (infelizmente) mas pelo menos diferença na vida de alguém. seja ele bicho ou gente.

Postagens mais visitadas