amor e os transportes coletivos.

Como pode? O que tem a ver AMOR e o sistema de transporte coletivo do Recife?
Caramba, tudo a ver! Pelo menos para mim.

Descobri que amo andar de ônibus. Dá para se sentir mais próximo das pessoas que em um ônibus lotado? Show não vale, porque está todo mundo concentrado em uma coisa e as pessoas não importam quando o "Lenine" está tocando a música mais famosa dele.

Ultimamente eu tenho olhado mais para dentro do ônibus que pela janela. Fico observando cada detalhe que se joga na frente dos meus olhos. Cada fio solto na mochila do garoto sentado do meu lado, cada arranhão na barra de ferro perto da porta de saída, cada cicatriz da menina sentada no colo da mãe, que a terceira lâmpada de trás para frente do lado direito do ônibus está queimada.
Eu acho que as pessoas pensam que eu sou doida. E fico numa ansiedade para ajudar. Eu quero ajudar nem que seja perguntando a uma pessoa com a cabeça apoiada no braço se ela está com dor de cabeça e se ela quer um remédio. Doida. Mas o mais estranho que me aconteceu num ônibus foi essa semana:

Tinha acabado de sentar, pois uma pessoa tinha descido e vagou um assento. Ótimo. Sentei e fiquei na minha, viajando na música do Ferraby Lionheart no fone de ouvido. E me peguei encarando um homem um pouco mais a frente. Quando me toquei disso parei e fiquei me xingando "porque danado eu tava olhando pra ele..orr..". Passou um tempinho eu me peguei olhando para ele denovo, e quando me dei conta, algo na minha mente me disse, muito veementemente por sinal, que eu deveria beijar aquele cara desconhecido. Eu comecei a hiperventilar. Foi muito forte, e só quando eu cedi, e disse que iria fazer que me tranquilizei. Coincidência ou não, ele desceu na mesma parada que eu. Chamei e em seu ouvido falei "Deus quer que eu te dê um beijo." Isso foi tão automático que eu nem me lembro do rosto do rapaz. Ele me permitiu, dei um beijo e um abraço, ele agradeceu e nos separamos. Ele era homossexual. [Pra que ninguém pense que ele aceitou meu beijo com outras intenções.]

Eu deixei aquele cara ir embora, e eu estava aos prantos. Foi algo mais forte que eu. Mas foi amor.
Um amigo meu disse que provavelmente eu nunca vou saber porque aquilo aconteceu. Mas eu espero que tenha o mesmo efeito que o que teve comigo quando recebi algo parecido.

Entrei no ônibus com um livro do Douglas Adams na mão, "Até mais e obrigado pelos peixes". Eu vi o garoto atrás de mim ficou olhando. Ok. Antes de descer para ir para o IBAMA, me sentei denovo para marcar a página do livro, e o garoto pediu licença e me entregou um papelzinho. Eu peguei e sai praticamente correndo. "Que constrangedor", eu pensei. Mas ao descer eu abri imediatamente o papelzinho, que continha a seguinda mensagem: "Não entre em pânico! =)"

Cara, eu nunca ri tão ALTO na minha vida. Eu queria entrar denovo no ônibus e abraçar aquele menino!!! Eu corri atrás do ônibus para tentar dar tchau pra ele. Nesse mesmo dia, eu descobri que não poderia, depois de três anos de muito esforço, estagiar no IBAMA. Meu chão só não sumiu nesse dia por causa desse papelzinho, que hoje é a coisa mais valiosa que possuo.


O post ficou grande.

Comentários

Anônimo disse…
Adoro essas doideras! =)
Aproveite cada vez mais!
Diogo França disse…
meu, muito loko... muito amor mesmo! !! !
Que bom saber que não sou o único a pensar assim. Sempre fico torcendo para acontecer algo fora do comum num onibus, para que assim eu sei lá, tenha uma experiencia que nunca tive e se Deus permitir poder demonstrar o amor dEle para com alguém.
As vezes acho que deveria ser mais ousado... mas obrigado por escrever este texto!!
Janaína disse…
eu tbm já pensei nisso (não em beijar alguém no ônibus), mas bastantes realidades diferentes num coletivo. E Deus te agradece por vc ter O ouvido, e ter acreditado nessa loucura que Ele te prôpos.
Maína Almeida disse…
Bem, eu ando precisando de um papelzinho deste.
Unknown disse…
Geeennte !!! adorei esse texto ! é tudo aquilo que nós precisamos na vida!! ter amor pelas pessoas e não ter receio em fazer algo que vc tem vontade de fazer, mas apenas fazer !! Show
Luiggi disse…
Ficou muito bom mesmo... Acho genial quando coisas tão soltas e distantes se juntam e dão forma a momentos tão inesquecíveis. Fico feliz de ter participado levemente de um desses momentos. ^^
Rozélia Bezerra disse…
Minha querida Maria Clara, eu sou muito monga e só descobri teu blog esta semana...
este post me fez exclamar (pra dentro de mim mesma que o som fica diferente)ãhn!
este menino...meio anjo...meio assustador (alien)foi foda meu...
agora, sabe o que gosto quando estou no busão para a rural? olhar a cara de todas as casas do caminho...elas refletem a triteza ou alegria dos proprietários...passa a olhar, depois me conta.
beijos
rozélia

Postagens mais visitadas