green light.

Estou ouvindo uma música que toca no celular de uma grande amiga quando recebe ligação.
Eu coloquei essa música de propósito. Me dá sensação de liberdade. É precisamente disso que gostaria de falar.

É tão amplo. Eu poderia me perder nesse tema. Mas vou falar de uma faceta bem simples.
Com todos os problemas ridículos, ou não, me considero livre. "Ah, amiga, mas você é presa pelo sistema, pela máquina conspiradora do capitalismo, etc...etc....". E...? Não vou começar com um papo espiritual, apesar deste ser um grande responsável, mas como falei, é bem simples. Comigo está assim, com você pode estar diferente.
Digo "está" porque tudo passa, tudo muda, sempre. Isso não torna menos digno de ser apontado.

Odeio quando meus posts começam com uma conotonação de "lição de moral" ou "de vida".

Começo a perceber e a aceitar o fato de que as coisas ruins fazem parte da vida. Não que a gente deva se acomodar, mas que elas existem. Às vezes são tão poderosas na minha vida que "estar na merda" se torna estilo de vida. Por causa de garotos? Esses são problemas menores. Frequentes, mas menores.

Tem aqueles problemas crônicos. Aqueles que não tem jeito e você aprende a lidar com eles. Sim......mas....liberdade.
É quando eu olho pra um paisagem aleatória, sem muita importância, como um céu bonito por trás de um semáforo verde, demoro um pouco para engatar a primeira, levo uma buzinada do carro de trás, e consigo sorrir. Depois sorrio comigo mesma de como fui boba e de como aquilo foi bom. E penso: "livre". Ninguém nesse mundo inteiro é 100% livre. Mas a mente pode se libertar por um segundo, mesmo aquela mais alienada, né verdade?
Faz muitos anos desde a última vez que me senti assim.
Existem dois responsáveis por isso. Um deles é O mais importante. Outro, talvez nem possa dizer aqui, e talvez ele nem saiba ou sequer fez algo consciente a respeito. Mas é. Não, ele não é tão importante, e talvez nem queria ser, nem eu quero mais que seja, mas é responsável.

No final, acho que o segredo é paz. Tenho paz dentro de mim em algum sentido que não posso explicar. Nunca completamente. Jamais completamente. Mas alguma paz eu tenho. 
Falei sobre roubar paz para umas pessoas esses dias. Roubar paz também é roubo. Roubei os créditos da minha mãe. Foi ela quem me disse isso, Cora e Lídice.

Acho que é isso. Foi um post sobre liberdade ou sobre paz? Sei lá. Me perdi, eu acho.


Isso do semárofo foi verdade. E eu fotografei.

Comentários

brunasilveira disse…
acho que é paz mesmo. não paz que faz vc ficar alienado do resto... mas paz que te liberta. paz que te liberta do fugaz.
a grande amiga citada é essa aí mesmo.

Postagens mais visitadas